Esferas de pedra pelo mundo

Espelhadas pelo mundo todo ,com tamanhos que vão desde  centímetros ate metros de diâmetro ,e  podendo pesar  mais de  20 toneladas , esferas  de pedra geram um fascínio nas pessoas a muito tempo, elas que em sua maioria são provenientes de formação natural  sempre levantaram suspeitas de quem as teria  ''fabricado'' , mas ao que se sabe a minoria  foram feitas por mãos humanas. Sendo as mais famosas aquelas encontradas na Costa Rica.
 
Costa Rica

Descobertas em 1930 ,quando a United Fruit Company estava limpando a selva a fim de começar uma plantação de bananas. .Acredita-se que elas   foram criadas por volta do ano 600, sendo a maioria datada depois do ano 1000.Algumas com mais de 2 metros de diâmetro,  podem pesar cerca de 15 toneladas. O total de esferas é de mais de 300. Os trabalhadores que as encontraram tiravam as esferas do meio do caminho com escavadeiras, e ate   cavavam buracos nas esferas e explodiram  com dinamite em busca de ouro ,que supostamente havia dentro delas. Onde muitas esferas foram destruídas antes das autoridades intervirem. Algumas das  dinamitadas foram restauradas e hoje em dia estão no Museu Nacional da Costa Rica



 ARGENTINA

Encontradas no Vale de la Luna,mais precisamente numa regiao dentro dele chamado;“La cancha de bochas”. Este lugar apresenta distintas esferas perfeitamente polidas ,feitas do mesmo material do solo, não  há uma explicação confirmada de suas origens,mas acredita-se que se formaram por um fenômeno conhecido como atração molecular.



MÉXICO

De formação geológica também , localizados no cerro Piedras Bola, uma parte da Serra de Ameca, é uma importante área de atividade vulcânica , e que fica à cerca de duas horas a pé da cidade mais próxima, Ahualulco de Mercado.


NOVA ZELÂNDIA 

As naturalmente formadas, pedras esféricos em Moeraki, se tornaram uma atração turística.


0 comentários:

Postar um comentário