Formiga-leão

Um predador voraz se esconde em terrenos arenosos,a formiga-leão ,uma caçadora que constrói armadilhas de areia ,e que apesar do seu nome não é uma formiga,na verdade ela tem esse nome somente na forma larval,ja que quando adulta tem uma forma e hábitos bem diferentes.Então vamos somente falar das larvas.A sua presa principal por ironia são as formigas ,que não conseguem escapar de sua  armadilha,com mandíbulas potentes não dão nenhuma chance a suas vitimas.




A armadilha consiste de um buraco de 5 centímetros de profundidade e 7,5 centímetros de largara de borda.Que a larva cava  em terrenos arenosos,onde o projeta para que ele fica no formato cônico e com uma angulação onde qualquer animal que entre dentro acabe desmoronado a areia das bordas, indo diretamente  para as mandíbulas da formiga- leão que esta  posiciona na base do buraco enterrada no solo somente com as mandíbulas a mostra.Mesmo que a vitima tente escalar as paredes do  buraco a formiga- leão remove a areia do fundo do buraco o que faz que as paredes desmoronarem.


As projeções nas garras da larva são ocas,que elas usam para sugar os fluidos de suas presas,que depois de comidas,tem sua carcaça seca jogada para fora do seu buraco,e sem demora a larva reconstrói sua armadilha.





fonte;Formigas Brasil

5 comentários:

  1. Gostei do pequeno artigo sobre formiga-leao. Na verdade existem tres tipos de estratégias de captura de presa pela formiga-leão: (i) sit-and-wair, em que ela constrói a armadilha afunilada e fica a espera de presa, usa a armadilha durante muito tempo sob constantes reparações e alargamento periódico de 24 a 24 horas aproximadamente; (ii) predadores activos, sem armadilha que, gozando da liberdade de movimentos espaciais, para frente e para trás, procura e caca ativamente a presa sob o risco de ele próprio ser morto; (iii) estratégia mista de predacao, consistindo numa estrategia intermediaria, que conciliou evolucionarmente as duas primeiras, a larva tanto caça activamente sem armadilha, como pode caçar através da armadilha como um predador do tipo sit-and-wait.
    No nosso grupo de trabalho discutimos a filogenia do grupo com base nestas estrategias de predacao. PAra o efeito analisamos parametos etologicos, bioenergeticos, morfoanatomicos.


    Cristiano Pires
    Mocambique

    ResponderExcluir
  2. Esse inseto foi usado no filme A IRA DE KHAN.

    ResponderExcluir
  3. Quando criança, junto com meus irmãos, brincávamos colocando formigas na armadilha da formiga leão. Somente agora, aos 65, foi que descobri o verdadeiro nome desse inseto.

    ResponderExcluir
  4. eu crio 7 formigas leoes e muito legal



    ResponderExcluir