Stonehenge do Brasil

 No estado do Amapá mais precisamente na cidade de Calçoene , sob uma colina podemos ter uma das mais importantes estruturas pré colombianas do Brasil.



Com 127 blocos de granito , alguns com ate 3 metros de altura  formando um circulo de 30 metros de diâmetro ,o Stonehenge do Brasil demonstra a capacidade construtiva dos antigos povos que viviam na região.

O sítio  abriga pedras monolíticas estrategicamente posicionadas no solo (foto: Marcomede Rangel).
Todo solstício de inverno, 21 de dezembro ,a sombra de um dos blocos disposto inclinada desaparece, provando que o monumento é um grande calendário solar. A importância dessa data condiz com o inicio da época das chuvas que trazia  abundância de alimentos a região.

Muitos  objetos de cerâmica foram encontrados no local ; potes, bacias, vasos, pratos e tigelas -. A tese dos pesquisadores é que a violência dos invasores europeus, no século16, fizeram com que esses povos procurassem refúgio em outras áreas, menos acessíveis aos colonizadores.

Descoberto pelo naturalista Emilio Goeldi, no final do século 19, era palco de rituais a cerca de 1100 anos atrás,esquecido por muitos anos só em 2005 voltou a ser estudado ,  quando foi catalogado e cercado, sendo estudado por arqueólogos do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa).



2 comentários: