Extração Manual de Petróleo em Mianmar

 Todos os dias, Ko Min, de  26 anos, extrai  manualmente  petróleo , dos seus  3 poços de 90 metros de profundidade , no município Minhla , distrito de Magwe..Ele consegue em torno de 30 dólares diariamente , com o petróleo bruto dos seus  pequenos poços , que ele comprou os direitos para usá-los ,pagando 1000  dólares ao agricultor dono da terra.

Mianmar e um país muito rico em recursos naturais ,muito em decorrência do seu passado.Por cerca de 50 anos ,o país esteve sob regime militar que impossibilitou o investimento estrangeiro,o que manteve muitas reservas de petróleo intocadas.Com essa escassez de empresas petrolíferas ,os próprio moradores desenvolveram técnicas totalmente primitivas de perfurar o solo em busca do óleo.

Os poços são perfurados usando hastes de bambu formando um tripé ,na alto do mesmo e colocado uma polia para abaixar a broca de perfuração para dentro da terra.Os trabalhadores passam horas batendo a broca até alcançar o petróleo ,para então transporta-lo  para fora usando uma manivela.Quase nenhum campo de petróleo e regulamentado, e os que são ,estão envolvidos em muitos casos de propina paga a  funcionários de refinarias, que devem regulamentar as extrações.



Apesar de toda a precariedade  envolvida ,os trabalhadores manuais estão extraindo cerca de 300 barris por dia de petróleo,o que gera em torno 3000 dólares diários(2013). Os lucros geraram uma nova corrida  do ouro.
Mas tudo está perto do fim,com o final do regime militar ,Mianmar,esta recebendo investimentos de empresas estrangeiras ,e seus campos estão sendo vendidos, em breve os extratores manuais de petróleo vão  ser superados por multinacionais ,
e é improvável que os seus interesses serão protegidos.


Um comentário:

  1. Tomara que os dirigentes deste país possam olhar para as necessidade deste povos sofrido.É o ajudem!

    ResponderExcluir