Os Melhores Sites Científicos do Brasil



Essa é uma lista de sites que na minha opinião são os melhores no assunto.Já que aqui no Brasil ainda falta muito divulgação desse tipo  acho  ser necessário criar essa lista, que pode não ser a mais correta ou a mais justa, simplesmente são os sites que  eu visito quase que diariamente:

O melhor de todos sem sombra de duvidas  é o site Inovação Tecnológica,que existe desde 1999 ,e pode chamar atenção primeiramente por seu layout ,extremamente  simples comparado com os poluídos sites de hoje em dia.O grande diferencial dele  é que as matérias que  são traduzidas  além das próprias, são feitas  de forma correta e não com resumos onde os textos meio que são deixados menos ''complexos'',que é comum em outros sites voltados mais para entretenimento do que divulgação científica. E também ele  tem um site irmão ,chamado Diário de Saúde,voltado mais para assuntos de saúde, os dois valem a leitura diária.

Outro que se destaca, é o site da revista Scientific American Brasil, site de umas das maiores revista científicas do mundo ,com certeza é um dos melhores do Brasil,uma pena é não ser atualizado todos os dias,mas o arquivo do mesmo e bem grande e vale a pena a leitura de  seus posts mais antigos.

Um  que  é muito curioso,  é o Apolo 11, um site que mistura  um pouco de tudo,  que inclui matérias e contadores; desde população mundial a fuso horários.  Mas o que mais chama a atenção mesmo, são as  coberturas diárias ,que são de  relatórios de terremotos,furacões , vigilância de lixo espacial ,nível de reservatórios e tantas outras.

 E ainda temos os sites que fazem uma mistura de entretenimento com ciência ,o que eu acho  muito interessante já que trás um publico mais variado,fazendo pessoas se interessarem pelo assunto. Aqui podemos citar os sites da revista Super Interessante e Galileu, duas revistas que tem um futuro um tanto incerto,já que as vendas diminuíram muito nos últimos anos.


Vamos a primeira atualização dessa lista depois de um pouco mais de um ano,alguns dos sites que já estavam para serem colocados aqui nesse intervalo de um ano acabaram deixando de serem atualizados enquanto outros simplesmente saíram do ar, o que é uma pena.

O primeiro a ser colocado é o Universo racionalista , que acabei deixando de fora da primeira vez mas ele se mostrou bem coerente ao longo do tempo e hoje é um dos maiores sites científicos do país com mais 1 milhão e 500 mil seguidores do facebook.

Um pouco mais centrados em assuntos específicos podemos colocar os sites do Space Today,    e do Galeria do Meteorito, que como os nomes indicam são mais voltados a questões de astronomia e exploração espacial.Também mais voltada para um nicho há a Revista Ecológico com matérias sobre biologia e ecologia.

E apesar de seu canal de Tv hoje parecer mais um canal de realites show ,a revista e seu site continuam mais ''sérios'', por isso coloco o site da National Geographic na lista.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), como revista Pesquisa FAPESP foi lançada em outubro de 1999. Com o objetivo  de difundir e valorizar os resultados da produção científica  brasileira.Trata-se da única publicação do país especializada no segmento de ciência que tem por foco  a produção científica nacional, apesar de cobrir as novidades internacionais. O site deles traz na íntegra todos os textos publicados na revista, desde o número 1 à mais recente.

 Apesar de não ser um site científico, a BBC sempre produziu documentários e series sobre ciencia. Em seu site podemos encontrar  o tópico ''Ciencia'',com muitas matérias que não são mostradas em outros lugares.

Como  disse no inicio essa lista fazia falta, inclusive para mim.No puro acaso encontrei o site ScienceBlogs, que é a maior rede de blogs de Ciências do mundo. Lançado em janeiro de 2006, o ScienceBlogs tem mais de 129 blogs em inglês e duas redes irmãs: o ScienceBlogs Alemanha, com 25 blogs, e o ScienceBlogs Brasil, com mais de 40 blogs que cobrem todos os ramos científicos ,de filosofia a física...

Um que é bem interessante e o da organização  BRAMON ,que visa figurar como a maior rede de monitoramento de meteoros do hemisfério sul e entre as maiores do mundo, que conta com 78 estações em 19 estados monitorando meteoros.

Acho que esse e o mais jovem da lista, iniciado em 2014 ,mas tem me agradado bastante , falo do Sociedade Científica .

A lista.

- Inovação Tecnológica
- Scientific american Brasil
- Apolo 11
- Super Interessante
- Galileu
- Universo racionalista
- Space Today
- Galeria do Meteorito
- Revista Ecológico
National Geographic
- Pesquisa FAPESP
- BBC  
- ScienceBlogs Brasil
- BRAMON
- Sociedade Científica 

Claro existem muitos outros sites,mas na minha opinião esses são os melhores,se não concorda comente ai qual seu preferido.
(Em breve adiciono outros)

16 comentários:

  1. Para conhecimento: http://www.ariostoholanda.com.br/images/pdfs/2012/aosjovensariosto.pdf

    ResponderExcluir
  2. Para conhecimento em assuntos ligados à Astronomia, Arqueologia, Ciências Naturais, Geologia
    http://spacetoday.com.br
    No Google +Sérgio Sancevero

    ResponderExcluir
  3. O site hypesciense deveria ser retirado da lista, pois suas reportagens são sensacionalistas e com fontes duvidosas e tendenciosas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo TOTALMENTE com você.
      Fui visitar ele a um tempo atrás e percebi isso.

      Excluir
  4. http://www.rolezinhonoespaco.com/2016/08/entenda-como-funciona-gravidade.html

    ResponderExcluir
  5. http://www.rolezinhonoespaco.com/2016/08/entenda-como-funciona-gravidade.html

    ResponderExcluir
  6. Favoritei alguns já tinha outros que conhecia.

    ResponderExcluir
  7. tem um novo tambem que é bem interessante, se chama "Universo fascinante"

    ResponderExcluir
  8. preciso de um que fale sobre tipos de Ph

    ResponderExcluir
  9. Petróleo e suas substâncias químicas.
    Um cadáver enterrado num caixão vai se decompor vai virar pó muito tempo muitos anos compare as substâncias desse pó com as do petróleo

    ResponderExcluir
  10. cienciaeclima.com.br - sobre aquecimento global e mudanças climáticas

    ResponderExcluir
  11. Galera descobri esse site aqui www.studybay.com, ele é incrível. Ele possui profissionais qualificados para te ajudar nos trabalhos acadêmicos. amei o trabalho deles. Não precisa mais de se preocupar com trabalhos acadêmicos, a Studybay ajuda você

    ResponderExcluir
  12. Saia da IDADE DA PEDRA CIENTÍFICA, que de forma totalmente primitiva, ainda desconhece que o que chamam erradamente de UNIVERSO MATERIAL:

    MACRO SISTEMA ENERGÉTICO ATÔMICO é, que funciona de forma INTERLIGADA ENERGETICAMENTE não por primitivos sistemas de fios, mas por intermédio de PULSOS ELETROMAGNÉTICOS ENERGIZADORES, infinitamente mais avançado do que conhecemos, como WI-FI:

    Que o que chamam erradamente de SOL:

    DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR é:

    Que o que chamam erradamente de SISTEMA SOLAR:

    MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, é.

    Tome um banho de CIÊNCIAS AVANÇADAS, acessando http://descobertascientificasavancadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Que me desculpem todos os demais cientistas: mas quem vem fazendo as MAIORES DESCOBERTAS CIENTÍFICAS DE TODOS OS TEMPOS, sou eu:

    Descobri que chamam erradamente de UNIVERSO MATERIAL:

    MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO é, que funciona de forma interligada não por primitivos sistemas de fios, mas por intermédio de PULSOS ELETROMAGNÉTICOS ENERGIZADORES EMITIDOS, infinitamente mais avançados do que conhecemos: como WI-FI.

    O que chamam erradamente de SISTEMA SOLAR: MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, é:

    O que chamam erradamente de SOL: DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, é:

    Além de outras CENTENAS de DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS que já fiz, que podem ser comprovadas no site que informarei logo abaixo:

    Descobri também a VERDADEIRA CAUSA: DO AQUECIMENTO GLOBAL.

    Para conhecer todas as minhas DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS E ENERGÉTICAS, e também atualizar-se:

    Acesse DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS.

    ResponderExcluir