Darwin ,minhocas e triângulos de papel



 Em seu ultimo livro,que foi lançado no ano anterior a sua morte em 1882,chamado ''The Formation of Vegetable Mould Through the Action of Worms'', Darwin se dedicou ao estudo das minhocas.A causa de seu interesse com esses anelídeos, começou após a visita feita a seu tio,onde lhe foi mostrado um campo onde antes haviam sido colocados sob o solo  cinzas e cal ,e que depois de alguns anos,as minhocas haviam enterrado.Isso  impressionou  Darwin, que passou cerca de 40 anos fazendo experiências com minhocas.

 Fascinado com o comportamento das minhocas,Darwin se empenhou em demonstrar que elas continham alguma forma de inteligência.Dando vários tipos de comidas a elas,ele  percebeu que preferiam cereja selvagem e cenoura, que a gordura crua foi preferido a carne crua , e com isso concluiu; "então elas devem desfrutar dos prazeres de comer". Ele testou os seus sentidos; mesmo não tendo ouvidos Darwin testou sua audição,usou apitos,fagotes,e fez até sua família gritar para elas,mas isso não resultou em nada,só quando  o vaso onde elas estavam foi colocado sobre um piano elas demonstraram alguma reação, não por sua audição mas sim por causa das vibrações. Sim Darwin era um cientista muito minucioso, e seus experimentos são geniais.

Triângulos

As minhocas da espécie que Darwin estudava,puxam folhas para dentro de suas tocas.Retirando as folhas das tocas ele logo percebeu que as folhas aparentemente eram sempre puxadas para dentro por seu lado mais fino,empenhado na sua curiosidade sobre a capacidade mental dos vermes levou-o  a cortar triângulos de papel de formato irregular, coloca-los entre os tocas ativas, e então contar o número de vezes que os triângulos são puxados pelo ápice(ponta), meio, ou a base.

Uma toca com suas folhas
Como já disse, esse seria o seu  ultimo livro,e parecia que ele estava determinado a documentar cada detalhe da vida das minhocas.Ele não puxou algumas folhas de tocas, ele puxou 227 e relatou que 181 deles, ou 80 por cento, tinham sido atraídos pela suas pontas. Os outros tinham sido atraídos pela suas bases ou pelo meio, levando-os a amassar  dentro da toca. Puxar 227 folhas de tocas de minhoca já e estranho para um idoso, mas ele não parou ai.

 Para a experiência com os triângulos de papel,ele cortou 303 triângulos de vários tamanhos e ainda os revestiu com banha ,para torna-los resistentes a chuva e orvalho.Apesar do material estranho as minhocas puxaram os pedaços de papel 62 por cento pela ponta,e também que eles tinham sidos puxados de primeira,sem esforço de tentativa e erro.


"Podemos, portanto, concluir", escreveu ele, "- improvável como é a dedução - que as minhocas são capazes por alguns meios  julgar qual é o melhor maneira de colocar triângulos de papel em suas tocas."

 Quando seu livro foi publicado, a ideia de que uma minhoca pode possuir inteligência suficiente para julgar a melhor forma de puxar objetos em sua toca , foi de fato romantica. Nenhum cientista tinha dedicado tanta atenção a este assunto aparentemente trivial como Darwin , ou dedicado tantas páginas de trabalhos publicados,por essas coisas Darwin foi único...

0 comentários:

Postar um comentário