Geoglifos da Amazônia

 Localizados  no Acre,Amazonas e Rondônia, os geoglifos do país foram encontrados em 1977 por Ondemar Dias ,do Instituto de Arqueologia Brasileira do Rio de Janeiro. Numa área de cerca de 260 km  de extensão , na região amazônica ,encontramos mais um dos vários sítios arqueológicos pouco conhecidos no Brasil,como já citado em outros posts aqui no blog a região amazônica continha uma grande civilização.


Os geoglifos amazônicos são formas geométricas cavadas no solo ,formados por valetas de cerca de 3 metros de profundidade e de 10 metros de largura,podem ter formatos de círculos,ovais,quadrados e octógonos.Cavados com pás de madeira já que não tinham ferramentas de metal,demonstram um grande conhecimento matemático das tribos que viviam na região.,calcula-se  que eles tenham entre 1.000 e 2.000 anos de idade

Hoje cerca de 450 desenhos gigantes já foram descobertos , com o tamanho entre 100 e 300 metros de largura, foram feitos por indígenas da tribo Aruaques com a função de servir como áreas de rituais religiosos.Muitos desenhos foram feitos em lugares abertos ,perto de palmeiras,havia uma crença indígena que espíritos habitavam as palmeiras.

Sabe-se que existem muitos mais geoglifos escondidos sob a mata,no começo do ano pesquisas feitas  por pesquisadores britânicos ,começaram a fazer buscas usando lasers acoplados a drones e vão tentar encontrar geoglifos em regiões ainda não desmatadas.


Como e de se esperar muitos geoglifos estão totalmente abandonados ou sem nenhum cuidado,estradas cortam alguns,pessoas vivem dentro,muitos foram destruídos pela agricultura e pecuária...


4 comentários: