Os 6 Vírus mais Mortais

Os humanos sofrem com os vírus desde o começo dos tempos,eles foram e são  uma das maiores ameaças a vida, já que podem levar toda a nossa espécie a extinção, ou causar um grande numero de mortes.Apenas no ultimo século desenvolvemos a nossa melhor defesa contra esses seres vivos mortais,as vacinas são uns dos poucos recursos que temos contra  a maioria eles.

Aqui uma lista dos vírus mais mortais ,segundo sua taxa de mortalidade;

1) Marburg vírus

Este patógeno pertence a  mesma família que do ebola.ele foi identificado em 1967
quando um foco de infecção foi localizado em um laboratório na Alemanha quando os trabalhadores foram expostos  macacos infectados de Uganda . Causa febre hemorrágica  e falência de órgãos e, em seguida, ocorre morte.A primeira epidemia de mortalidade foi de 25%, mas um segundo ataque na República Democrática do Congo, em 1998, teve uma mortalidade de 80%.


2) Vírus Ebola 


O primeiro surto conhecido em humanos foi detectada simultaneamente no Sudão e na República Democrática do Congo em 1976. A doença é transmitida através do contato com fluidos corporais infectados.A mortalidade causada pela estirpe Sudão é de 71%, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

3) Raiva


Embora a vacina exista desde 1920 , e tem ajudado a reduzir a incidência da doença, a raiva continua a ser um problema grave nos países em desenvolvimento como a Índia. Existe um tratamento que ajuda a combater a doença, que afeta o tecido cerebral, mas sem medicação adequada, uma pessoa infectada tem quase 100% de chance de morrer.


4) HIV

 O HIV, é um dos patógenos mais mortais existe. Acredita-se que cerca de 36 milhões de pessoas morreram de HIV a partir  dos anos 80.Em torno de  95% das infecções por HIV ocorrem em países em desenvolvimento. Para se ter uma idéia de seu impacto, uma em cada 20 pessoas no Sudão é HIV positivo. 

 5) Variola


Em 1980, o mundo ficou livre da varíola. No entanto,  o vírus causador da doença foi a causa da dor para a humanidade há milhares de anos, matando 1 de cada 3  que foram infectadas. Somente no século 20 ela matou cerca de 300 milhões de pessoas.

6) Influenza

Cerca de 500 mil pessoas no mundo morrem de gripe na estação de gripe a cada ano. Este vírus tem diferentes tipos, o mais mortal, a gripe espanhola atingiu em 1918 e contaminou   40% da população mundial,  matando cerca  de 50 milhões de pessoas.

0 comentários:

Postar um comentário