Os Números que Regem o Universo

Tudo o que nos rodeia ,pode ser transformado ou explicado usando a matemática ,sendo uma linguagem universal a matemática tem alguns números que são verdadeiros de alicerces e blocos fundamentais do cosmos.


Pi (π): 3.1415…

 Na matemática, o número pi é uma proporção numérica que tem origem na relação entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro,ele é umas das bases de toda a matemática ,pode ser encontrado desde a esferas a ondas do mar.

 

Número de Euler (e): 2.7182…

 

 

Conhecido com o numero da constante exponencial,ele descreve muitas coisas ; desde o decaimento atômico(muito usado em datações),o crescimento celular,fenômenos elétricos ,juros exponenciais em economia ,probabilidades e muitas outras.

 

Constante gravitacional  universal (G): 6,67300 x 10^-11 m^3 kg^-1 s^-2

Formulada por Isaac Newton.Segunda a lenda, uma maçã caiu sob sua cabeça ,e com isso ele determinou que algo puxava a maçã para baixo,quem fazia era a terra.Indo mais alem,ele sugerio que todos os corpos se atraem, numero G representa essa força de atração.

 

Zero absoluto : 0 kelvin

 O zero absoluto seria a temperatura de menor energia possível. Teoricamente, seria a temperatura na qual a entropia atingiria seu valor mínimo que, segundo a interpretação clássica, a energia cinética e térmica mutuamente equivalem a zero.Em graus Celsius , o zero Kelvin e exatamente  -273,15°C.

  

Proporção áurea: 1.6180…

Conhecido como numero Phi,  é um numero que para muitos representa a perfeição da natureza.Ele e encontrado desde,o crescimento de conchas ao tamanho das mãos humanas,ganhou muita fama com Leonardo da Vinci ,que o usou em muitas de suas pinturas.

 

 Constante de Planck (h): 6.626068 x 10-34 m2kg/s

A constante de Planck, é uma das constantes fundamentais da Física.Tem um papel fundamental na Mecânica quântica, aparecendo sempre no estudo de fenômenos em que a explicação por meio da mecânica quântica é relevante. Tem o seu nome em homenagem a Max Planck, um dos fundadores da Teoria Quântica .Um dos usos dessa constante é a determinação da energia de um fóton.

 

A velocidade da luz: 299,792,458 m/s

Um dos números mais importantes do universo , acredita-se  ser a velocidade limite máxima do universo,um dos seus principais usos ,é o de parâmetro para medidas cosmológicas ,o  ano/luz, usado para determinar a distancia que a luz percorre durante um ano ,que é próximo a 10 trilhões de quilômetros.

 

fonte; wikipédia

2 comentários: