Torre capta água do ar




 Criado pelo italiano Arturo vittori ,após uma viagem a Etiópia, onde a água é um item muito raro e boa parte das vezes esta contaminada,assim nasceu a torre que pode proporcionar mais de 95 litros de água potável por dia a aldeias remotas de todo o mundo.

Chamada  WarkaWater, ela capta o vapor de água atmosférico. Com uma estrutura extremamente simples, feita de  bambus ou talos de juncu. O invólucro exterior rígido de 9,15 metros de altura é composto por hastes leves e elásticas, colocadas em um padrão que oferece estabilidade em face de rajadas de vento forte, mas que permite que o ar flua. Uma rede de malha, feita de nylon ou polipropileno, paira dentro da torre, recolhendo as gotas de orvalho que se formam ao longo da sua superfície. Conforme ar frio se condensa, as gotículas rolam para baixo dentro de um recipiente, na parte inferior da torre. A água neste recipiente, em seguida, passa através de um tubo que funciona como uma torneira, transportando-a para aqueles que estão no chão.

 “Na Etiópia, infraestruturas públicas não existem e a construção de algo como um poço não é fácil. Para encontrar água, é preciso perfurar profundamente o solo, muitas vezes tanto quanto 490 metros. Então, é tecnicamente difícil e caro. Além disso, as bombas precisam de eletricidade para funcionar, bem como o acesso a peças de reposição no caso de quebra”, explica Vittor


Cada uma das torres custa em média US$ 550 e precisa de quatro pessoas e uma semana para ser construída. O arquiteto busca agora parceiros para levar sua ideia para outras áreas necessitadas.


0 comentários:

Postar um comentário