Os Buracos Mais Profundos Da Terra - Em Busca do Manto

Desde o inicio do século 20 ,geólogos estão em busca de amostras de solo cada vez  mais profundas, para melhor entender a formação da terra, amostras de minerais são essenciais ,mesmo com as atuais tecnologias.E um desafia sempre foi atingir o manto terrestre,coisa que se demonstrou muito difícil e quase impossível.

O primeiro buraco profundo

A primeira grande empreitada  de poços de grande profundidade se originou nos EUA com inicio em 1961,chamado de Projeto Mohole, inicialmente cavando 5 buracos na Ilha de Guadalupe ,México,conseguiram alcançar no poço mais profundo 183 metros abaixo do fundo do mar em 3.600 metros de água.Infelizmente a tentativa de alcançar o manto foi interrompida pelo congresso americano que se opôs aos altos custos do projeto em 1966.



O mais profundo até 1979

Chamado de Bertha Rogers  foi um poço exploratório de petróleo perfurado em 1974 em Oklahoma ,EUA. O poço atingiu 9.583 metros até a broca atingir um deposito de enxofre liquido ,o que derreteu a broca,e sem encontrar nenhum petróleo...,o poço foi o mais profundo até ser superado pela perfuração de Kola da união soviética.


O mais profundo poço terrestre

 O poço superprofundo de kola Localizado na Rússia ,foi um projeto iniciado em 1970 pela URSS,e que atingiu 12.262 metros em 1989,sendo o poço terrestre mais profundo do mundo. A ideia era de que no fim de 1990 o poço teria 13.500 metros e em 93 chegaria a 15 mil metros,mas com o aumento da temperatura acima do esperado que seria 100 graus celsius, chegava a 180 graus, se tornou inviável continuar perfurando.Com isso a perfuração foi interrompida em 1992. Em 2005 o projeto foi totalmente encerrado devido a falta de investimento,e todos o equipamentos de pesquisa  e perfuração foram totalmente abandonados em 2008.



Kola

Projeto Alemão
O programa alemão d perfuração conhecido como KTB ,teve inicio em 1987,na região da Bavaria.A perfuração teve fim em 1994, atingindo uma profundidade de 9.101 metros. As instalações foram sendo parcialmente desmantelado até 31 de Dezembro de 1995.

ktb




Mais próximo ao manto

O poço que já chegou mais próximo ao manto e o perfurado próximo a costa da Cotas Rica ,chamado de 1256D,ele tem 1.507 metros abaixo do fundo oceanico.apesar da pequena profundidade  acredita-se que o manto nesse local tenha apenas no máximo 5,5 quilômetros de profundidade.



Em busca do manto

 O Programa Integrado de Perfuração Oceânica (IODP),tem como um dos seus objetivos alcançar finalmente o manto terrestre,a perfuração deve acontecer em; Baja Califórnia, no Havaí ou na costa da América Central,onde a crosta e mais fina com cerca de 6 km.O mais preparado navio para esse tipo de perfuração é o  japonês Chikyu ,que ja estabeleceu no ano 2012 o recorde de 2.111 metros abaixo do fundo do mar ao largo da Península de Shimokita do Japão.

Navio Chikyu

0 comentários:

Postar um comentário