Pescadores - Sri Lanka

 A pesca usando pernas de pau é uma pratica encontrada na ilha do Sri Lanka, país no oceano Índico ao sul da costa da Ìndia.A pratica que parece ser milenar na verdade acredita-se que tenha  surgido durante a segunda guerra mundial, onde a escassez de peixes no litoral fez alguns pescadores irem pescar dentro do mar ,a algumas  dezenas de metros da praia.


No inicio os pescadores usavam como plataforma de pesca navios encalhados ou aviões abatidos que se amontoavam no litoral durante a segunda guerra, mas depois de algum tempo começaram a criar uma espécie de palafita fixada na areia com barra transversal onde ficam sentados em meio aos  recifes de corais.

Esse tipo de pesca é encontrado num trecho do litoral entra as cidades de Unawatuna e Weligama, mas o volume do peixe pescado dessa forma cada vez anda diminuindo mais, um dos motivos pode ser o excesso da pesca predatória e a poluição nos corais.Outro que  fato dificultou essa pratica foi o tsunami de 2004, que devastou muito dos locais de pesca.Hoje por esses problemas poucos pescadores ainda usam esse modo de pesca como meio de vida proveniente da venda de seus peixes. Por incrível que pareça depois que imagens dos pescadores acabaram saindo em algumas revistas, como a ''National Geographic'', turistas foram atraídos para o local em busca dos ''pescadores de pernas de pau''. Hoje é difícil saber se são pescadores mesmo ou somente  ''atores''' que viraram uma atração para turistas...



0 comentários:

Postar um comentário