Planta de ''Sangue Quente''

Conhecido como repolho gambá,(Foetidus Symplocarpus), é uma espécie de planta com uma capacidade muito peculiar,ela é capaz de derreter a neve ao seu redor.Encontradas nas zonas úmidas no leste da América do norte,começam a florescer no inicio da primavera,quando ainda o chão esta coberto de neve.

Um verdadeiro túnel aberto no gelo

Como ainda há muita neve no solo a planta tem uma arma contra essa crosta de gelo ,chamado de termogênese,um fenômeno natural que faz a planta gerar seu próprio calor.A termogênese que é muita rara em plantas , pode fazer a temperatura dela ser de 15 a 35 graus celsius acima da  do ar ambiente.

Os motivos da planta desenvolver essa característica é provavelmente para possibilitar que ela floresça mais cedo,mas as plantas termogênicas normalmente  veem de climas tropicais,o que indica que essa função originalmente não era para derreter a neve,o repolho gambá  apenas encontrou outra forma de usar a termogênese.
Camada de neve toda esburacada pelos repolhos gambá

Mas para que então plantas tropicais precisam produzir calor?. O motivo  e simples ,atrair polinizadores,ao gerar calor a planta pode tornar seus aromas mais voláteis,e portanto mais facilmente disseminados,essa família de plantas exala sempre um aroma fétido,até por isso o seu nome.




Um comentário:

  1. Interessante gosto sempre de ler os posts de O Mundo Variável.
    No texto: "Como ainda a muita neve no solo..." a palavra A está erroneamente aplicada onde na verdade seria" há" do verbo haver. Como ainda há muita neve que pode ser substituído por "existe".

    ResponderExcluir