O Manuscrito 512



  Encontrado ao acaso em 1839 ,esquecido nos arquivos da Biblioteca da Corte, pode ser considerado um dos maiores mistérios do período colonial brasileiro.O conteúdo dele relata a descoberta expedicionária de um grupo de bandeirantes no interior da Bahia ,onde supostamente foi encontrado uma cidade construida por uma civilização avançada,onde foi havia misteriosas construções e inscrições em caracteres desconhecidos.


O relato a princípio data do ano de  1753.  E tem inicio quando o grupo de  bandeirantes que estavam a procura das lendárias minas de prata de  Muribeca se deparam com uma grande montanha brilhante que creditava devido a existência de muitos cristais. Mas que no entanto sendo ela impossível de escalar, e só após um dos negros da expedição encontrar um caminho ,que parecia ter sido criado cortando artificialmente a  montanha  enquanto perseguia um veado branco(albino?),foi que o grupo conseguiu prosseguir.Esse caminho coberto de pedras dava a impressão de ser um tipo de calçamento.

Chegando ao  alto da montanha  avistaram uma grande povoação.Acamparam ali durante 2 dias enquanto membros da expedição  verificavam a cidade,que se mostrava totalmente deserta.

O acesso a cidade era feito por um único caminho de pedras. A entrada da cidade  era formada por tres arcos que continham algumas inscrições que não podiam ser lidas por causa de sua altura.Dentro da cidade suas construções eram feitas com simetria e regularidade parecendo um estilo só, adentrando as construções nada foi encontrado que indicasse presença de moveis ou algo do genero dentro delas.

 Ao fim da rua que cortava a cidade encontraram uma praça,onde havia uma grande coluna de pedra negra, onde acima dela uma estátua de um homem com o braço estendido apontava com o dedo o polo norte,que lembrava o estilo de construção dos Romanos.

Sobre o pórtico principal da rua, também havia uma figura talhada na pedra , despida da cintura para cima e com uma coroa de louro na cabeça, e com inscrições totalmente desconhecidas abaixo do relevo.Nessa   mesma praça eram encontrados enormes edifícios, entre eles um que parecia um templo com suas laterais cobertas de figuras em relevo de corvos e cruzes. Já outras partes da cidade em ruína pareciam ter sido devastadas por um terremoto ou algum outro evento catastrófico.

Alguns dos caracteres encontrados

Defronte essa praça corria um grande rio, seguindo por ele durante tres dias os bandeirantes se encontraram com uma grande cachoeira, neste local havia algo semelhante ao um cemitério onde ocorriam muitas furnas cobertas com lages com inscrições.Nesse local também havia grandes fossos que pareciam ser extremamente profundos que seriam possíveis minas,além de um grande edifício.

Entre essas ruínas foi encontrado uma grande moeda  ou esfera de ouro onde de um lado continha a imagem de menino de joelhos e no verso um arco,uma cora e uma seta.Ao fim do relato  eles chegam a região entre os rios Paraguaçu e Una, de onde enviam o relato ao Rio de Janeiro.

---------

O acesso ao relato original é extremamente restrito atualmente, mas uma versão digitalizada dele esta na biblioteca nacional.O manuscrito,foi descoberto por Manuel Ferreira Lagos, e posteriormente entregue ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e ainda não se sabe quem foi o autor...

Aqui o texto do manuscrito na integra.

 parte 2...

0 comentários:

Postar um comentário