Humanos estiveram à beira da extinção

Hoje somos mais de 7 bilhões de habitantes no mundo, mas estudos indicam que há cerca de 70 mil anos quase fomos extintos.



Um estudo genético sugere que a raça humana pode ter sido reduzida a apenas 2 mil indivíduos.Este feito pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e pela Academia de Ciências, na Rússia.

O que se percebeu no estudo e que nosso dna é virtualmente identico entre todos os humanos. Em comparação aos nossos primos mais próximos os chimpanzés, onde um só grupo tem incrivelmente uma diversidade genética muito maior que todos os 7 bilhões de humanos.

Humanos e chimpanzés tiveram o mesmo ancestral em comum a cerca de 6 milhões de anos,que seria tempo suficiente para uma grande diferença genética entre os grupos de humanos. A ausencia de diferenças só pode indicar que a raça humana foi reduzida a um numero muito pequeno a poucos milhares de anos.                                       

A Teoria de Toba

 Pode ser que  a teoria de Toba seja a explicação do motivo da redução dos humanos. A cerca de 70mil a 80 mil anos um supervulcão entrou em erupção no Lago Toba em Sumata,alcançando a categoria 8, "mega-colossal", no índice de Explosividade Vulcânica.

 Isso pode ter reduzido a temperatura global em 5 graus Celsius. Criando algo como uma mini era glacial.

Mas ainda não se sabe se somente o Evento Toba foi o causador da quase extinção humana...

2 comentários: