Aquecedor solar de agua feito com garrafas pets

Projeto simples e barato usando canos pvc,garrafas pet e caixas de leite,e possível fazer um  aquecedor de agua com a capacidade de reduzir e muito sua conta de luz.

O Funcionamento

O princípio de funcionamento  é por termossifão ,onde há circulação da água no
coletor pela diferença de densidade entre a água quente e a fria. À medida que
a água esquenta nas colunas do coletor, ela sobe para a parte superior da caixa
ou reservatório pressionada pela água fria que, por ser mais densa, flui para a
parte inferior do coletor e empurra a água quente para cima.

A montagem básica

Basicamente a estrutura do aquecedor e formado por uma serpentina de canos de pvc,  dentro de garrafas pets ,com caixas de leite tetraparks .

.Inventado por José Alcino Alano, morador da cidade de Tubarão em 2002,teve grande repercussão quando ganhou o “Prêmio Superecologia” promovido pela revista Superinteressante em 2004.
 O inventor ate  o patenteou com o intuito de ninguem o usar comercialmente sua invenção.E criou manuais na internet com todos os detalhes da construção. 

Economia

projeto do aquecedor solar caseiro pode ter diferentes usos em uma residência, mas é valioso quando o assunto é o chuveiro elétrico. O chuveiro é um dos itens que mais consome energia ,e é responsável por quase 50% do consumo de energia. Esses 50% de gasto com o chuveiro pode ser diminuído  com o aquecedor solar, representando uma ótima diferença nas contas do final do mês.

A invenção dele tornou-se projeto de governo. A Celesc (Companhia Catarinense de Energia Elétrica) firmou um convênio de cooperação técnica para difusão dos aquecedores solares compostos por materiais descartáveis. Com o nome “Energia do Futuro, o projeto de José já beneficiou mais de 8 mil pessoas em Santa Catarina.





Aqui um pdf com todo o projeto com todos os seus detalhes técnicos;

http://portal.celesc.com.br/portal/home/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=76

0 comentários:

Postar um comentário