Experimento - Biosfera 2



  Construido em 1991, no meio do deserto do arizona ,a biosfera 2 era um complexo em forma de cúpula, totalmente isolado do ambiente externo,com a finalidade de reconstruir a biosfera 1 (natural da terra).Com 12 mil metros quadrados,3800 espécies de animais e plantas, 5 ecossistemas incluindo um oceano com 4.000.000 de litros de água e seu próprio recife de coral, uma savana com plantas herbáceas, um pantanal e um deserto.

  A tripulação com 8 membros ficaria dois anos em total isolação e teriam que produzir tudo o que fosse necessário num sistema auto sustentável.Com o orçamento de mais de 150 milhões e com uma grande equipe de cientistas.

Tudo deu errado

Já antes do ambiente ser fechado a concentração de gás carbônico já era muito alta,colheitas precárias,fome,brigas e pragas transformarão o projeto num grande fiasco.



O ar

Cientistas perceberam que o solo super adubado produzia uma proliferação de bactérias,que consumindo o oxigênio,o que fez ser necessário ser injetado ar fresco , claro sem ninguém da imprensa saber.

Plantações

Colheitas péssimas fez a tripulação ser levada a fome,as brigas por comida eram frequentes,assim  acabando sem tempo para fazer as experiência científicas.Os ecossistemas foram todos modificados ,o deserto virou um matagal de arbustos,plantas invadiram ecossistemas próximos ,acabou  que muitas espécies morreram,mas duas se transformaram em pragas; as  baratas e formigas tomaram todos os lugares.

O fim

Muitos cientistas começaram a abandonar o projeto, o clima era tão tenso que em protesto dois membros da tripulação abriram portas  seladas e quebraram painéis de vidro.Para arrecadar dinheiro era cobrado 13 dólares por pessoa para visitar externamente o complexo,multidões transformaram o lugar num grande parque.

Em setembro de 1993 na saída da redoma cada tripulante tinha perdido em media 11 kg, das 25 espécies originais de animais utilizadas no projeto, somente 6 sobreviveram.

0 comentários:

Postar um comentário