Limites do crescimento - Colapso Populacional

                                 Estudo prevê  que economia mundial entrara em colapso em 2030 



Os Limites do Crescimento é um livro de 1972 sobre a simulação  de crescimento econômico e populacional  com fontes de recursos finitos.Encomendado por um grupo  internacional chamado Clube de Roma.O estudo demonstra que se continuarmos com o atual crescimento exponencial  de uso de recursos e crescimento econômico sem controle entraremos em colapso num futuro muito próximo

 O estudo usa cinco variáveis : população mundial, industrialização, poluição, produção de alimentos, e o esgotamento dos recursos. Três cenários foram criados e em dois desses cenários viu-se  o colapso do sistema global próximo do  ano de 2030, enquanto um terceiro cenário resultou em um mundo estabilizado. 

 Agora cerca de quarenta anos após seu lançamento o estudo esta cada vez mais se tornando verdadeiro, comprovando que a economia mundial vai ruir e levar a morte de muitas pessoas.Em 2008, Graham Turner  da Austrália, publicou um artigo chamado ;"Uma comparação de` Os limites para Crescimento, com trinta anos de realidade ". Ele examinou os últimos trinta anos de dados com as previsões feitas em 1972 e descobriu que mudanças na produção industrial, a produção de alimentos e a poluição estão todos em conformidade com um dos três cenários do livro. 


 
Em 2011 Ugo Bardi, concluiu que "Os avisos que recebemos em 1972 ... estão se tornando cada vez mais preocupante , a realidade parece estar a seguir de perto as curvas ... que o cenário tinha gerado.


Os Limites do Crescimento foi ridicularizado no início dos anos 1970, com economistas duvidando de suas previsões e condenando a noção de impor limites ao crescimento econômico. Após a publicação alguns economistas, cientistas e personalidades políticas criticaram os limites do crescimento. Eles atacaram a metodologia, o computador, as conclusões, a retórica e as pessoas por trás do projeto,para rebater as criticas eles criaram um estudo com o dobro de recursos naturais.

 Mesmo  assim, praticamente todos os principais recursos minerais e energéticos iriam expirar dentro de 100 anos ,ou seja, em 2070. Mesmo que as reservas fossem  duas vezes maiores do que o esperado, o crescimento contínuo da taxa de consumo iria levar ao relativamente rápido esgotamento das reservas.

Em 2014 Graham Turner concluiu que "se preparar para um sistema global em colapso poderia ser ainda mais importante do que tentar evitar o colapso."


Um comentário: