4 Teorias Científicas Fundamentais

Uma teoria científica ,ao contrario do uso comum da palavra ''teoria'',não significa simplesmente mera especulação ou algo ainda não comprovado como muitos pensam. Quando algo ganha o status de ''Teoria Científica'',isso especifica que ela  é o conhecimento científico tido como o mais correto, e se compõe de hipóteses testáveis, e hipóteses que foram testadas, além de fatos concretos...

Aqui uma pequena lista com 4 teorias que são verdadeiros pilares do conhecimento científico, mas que ainda acabam sendo rejeitadas por muitas pessoas que usam  o argumento que elas ainda são apenas ''teorias''.

Teoria da Origem das Espécies - Darwin


Muita gente ainda erroneamente acha que o Darwin criou a teoria da Evolução, mas o pensamento que os animais evoluíam já existia a muito tempo.O que ele fez  de inovador  foi desenvolver uma teoria que explicasse como as espécies surgiram.Entre 1832 e 1844,Darwin esboçou sua teoria da evolução por meios de seleção natural , no qual cada pequena variação ou característica, que se for benéfica, é preservada , onde indivíduos mais aptos ao ambiente têm mais chances de sobreviver e reproduzir-se. E enquanto existir algum tipo de variação entre eles, ocorrerá uma inevitável seleção de indivíduos com as variações mais vantajosas.


Teoria Big Bang - Lemaître


Segundo Lemaître, o universo teria surgido após uma grande explosão cósmica, entre 10 e 20 bilhões de anos atrás, criando o espaço-tempo.Teoria proposta em 1948. A teoria apoia-se  nos estudos dos astrônomos Edwin Hubble  e  Humason , que demonstraram que o universo não esta parado e se encontra em constante expansão, onde eles  observaram que as galáxias estão se afastando umas das outras. Então, segundo a lógica simples,se estão se afastando ,no passado elas deveriam estar mais próximas que hoje, formando um único ponto,outra coisa que condiz com a teoria é a radiação cósmica de fundo, é uma espécie de zumbido vindo de todas as partes do universo,que acredita-se ser um eco do big bang.Conhecido como radiação cósmica de fundo.



 Teoria da Relatividade - Einstein



Em 1905, Einstein afirmou que tempo e espaço são relativos e estão profundamente entrelaçados, basicamente o tempo e o espaço são a mesma coisa, onde o tempo seria a quarta dimensão. Einstein também descobriu que o tempo pode ser acelerado ou desacelerado. Ou seja, o tempo pode passar mais rápido para uns e mais devagar para outros. E que quanto mais um rapido um  corpo está em movimento,mais devagar o tempo passa para ele.Alem de constatar isso, em 1916 ele publicou a segunda parte da teoria onde mudou a nossa percepção do espaço e as leis da física, nessa segunda parte ele demonstrou que a massa de um corpo distorce o espaço e quanto maior a massa maior é essa distorção,isso também faz o tempo passar mais devagar nessa distorção,o que levou as primeiras ideias da possibilidades de buracos negros existirem.


Teoria Quântica
 

A teoria quântica que  é mais  conhecida como mecânica quântica, é a teoria  que obtém sucesso no estudo dos sistemas onde as dimensões são próximas ou abaixo da escala atômica, como moléculas, átomos, elétrons, prótons e outras partículas subatômicas.O mundo atômico é bizarro, onde as leis da física clássica de Newton são todas quebradas, esse  mundo só começou a ser explicado no inicio do século 20 ,principalmente com as ideias do físico alemão Max  Planck. A mecânica quântica é um lugar onde coisas podem ter duas formas ao mesmo tempo,como o fóton ,que pode ser uma partícula  ou uma onda,isso se chama Dualidade onda-partícula,temos o entrelaçamento quântico,onde duas partículas podem estar unidas mesmo estando a milhares de quilômetros uma da outra.,A Teoria Quântica ainda é um mundo novo,que falta  ser muito explorado, é difícil tentar explicar coisas tão complexas resumidamente aqui,mas a intenção é apresentar o básico para quem nunca ouviu falar...

Um comentário: