A Planície de Jarros no Laos

Ao norte do Laos,país asiático da região da Indochina ,na  planície de Xieng Khouang, encontra-se milhares de jarros de pedra espelhados pelo campo, que podem  pesar até 13 toneladas ,feitos de arenito,granito e coral calcificados ,tem entre 1 a 3 metros de altura ,e com idade de  1500 a 2000 anos ,segundo datações.



Quem criou os jarros  ainda e um mistério ,  o povo que os fabricou acredita-se já ter sido extinto , além do fato de ser um mistério também qual a utilidade deles.Umas das teorias mais aceitas é que serviam como urnas funerários ou como armazenamento de alimentos e agua. Um dos grandes problemas, é que possivelmente os jarros foram usados por povos modernos para usos diversos,e isso pode ter contaminado os mesmos, dificultando estudos do real propósito do seu uso.



Os jarros ficam divididos em grupos,o maior deles e chamado de zona 1,e tem uma área de 25 hectares e contem 334 jarros de todos os tamanhos. Apenas as zonas 1,2 e 3 estão liberadas para visitação ,já que as outras estão em locais de risco,o Laos foi um dos países mais bombardeados do mundo, durante a guerra do Vietnã, milhares de bombas foram lançadas sobre o pais, o que danificou muitos jarros, e hoje ainda muitos lugares tem bombas não explodidas e minas terrestres espalhadas pelos sítios arqueológicos .



2 comentários: