Meteorito Fukang

O meteorito Fukang foi encontradona China no ano  2000, em uma cidade que da nome ao meteorito.Ele é  palasito, um tipo de meteorito com cristais dourados translúcidas de um mineral chamado olivina incorporado em um favo de mel prateado de níquel-ferro.
 
O meteorito original  tinha mil kg, mas desde sua descoberta ele teve  seus pedaços cortados e vendidos,dezenas de fatias finas foram  leiloados ou distribuídos ao redor do mundo.Um pedaço  de 31 kg de amostra está  preservado em um  depósito na Universidade do Arizona. 

 Marvin Kilgore da Universidade do Sudoeste do meteorito Centro do Arizona detém a maior pedaço dele com cerca de 420 kg. Em 2008, esta peça foi previsto para ser arrematado  por 2000 mil dólares em um leilão, em Nova York.
 



O meteorito que  é um  palasito, são compostos de aproximadamente 50 por cento de cristais de olivina  e 50 por cento  de níquel-ferro, e devem  ser os restos de planetas . Eles aparentemente representam menos de um por cento dos meteoritos. Acredita-se que se originam de dentro de meteoros intactas criadas durante a formação do sistema solar há 4,5 bilhões de anos atrás, e muito poucos espécimes devem  ter sobrevivido a descida através da atmosfera da Terra.



Um comentário: