Os Pinguins que Vivem nos Campos Minados nas Ilhas Malvinas

 Pode parecer estranho mas os campos minados das Ilhas Malvinas ,ou Falkland para os ingleses ,são um santuário perfeito para a espécie.



Durante a caça a baleia no século 18,as Malvinas foram um grande porto baleiro,a extração de óleo de baleia era muito lucrativo e  as ilhas ficavam num local perfeito ,só havia um problema ,a gordura para ser transformada em óleo precisa ser fervida em grandes cubas de água.Mas as Malvinas é completamente desprovida de árvores. Sem madeira para manter o fogo , os baleeiros acharam  outro recurso abundante que era um combustível adequado; os pinguins.

Ricos em gordura,os baleiros logo descobriram que podiam usar os pinguins como combustível para as fogueiras de cozimento de gordura.Animal dócil e lento,é de fácil captura,milhões de pinguins foram queimados. 300 anos  antes da chegada dos europeus, as ilhas tinham  cerca  10 milhões de animais,depois dos baleiros o numero foi reduzido em 95%.

As ilhas Maldivas  a muito são disputadas por Argentina e Inglaterra,desde 1833 as ilhas são um território ultramarino britânico,mas a a Argentina sempre reivindicou
para si as ilhas,e isso se transformou numa longa disputa, que se intensificou em 1982 ,quando a Argentina invadiu a ilha ,dando inicio a Guerra das Maldivas.

 Durante a guerra os argentinos instalaram mais de 20.000 minas terrestres nas praias e pastagens, perto da cidade capital.Com o fim da guerra o governo inglês achou muito trabalhoso desativar todas as minas e preferindo simplesmente criar áreas cercadas e restritas ,com placas indicativas do perigo do local.Como esses locais afastaram o humanos ,acabaram se transformando em santuá

rios perfeitos,os pinguins sendo muito mais leves que os humanos ,podem andar e saltar a vontade sobre o campo minado,já que seu peso não consegue disparar as minas.



Nos últimos trinta anos, os seus números  de pinguins têm aumentado. Hoje, as Ilhas Malvinas são o lar de 1 milhão de pinguins.A até esforços para que as minas não seja retiradas ,para manter as áreas livres de humanos.

Um comentário:

  1. O nosso Deus é perfeito ,éle escrevê certo em linhas tortas . Viva os pingüins! E GLÓRIA A DEUS!

    ResponderExcluir