Atol Enewetak- Local de Testes Nucleares

  Os Estados Unidos, após a segunda guerra mundial realizaram diversos testes nucleares, e muitos desses testes foram feitos em ilhas do Pacífico,um dos lugares onde ocorreram muito desses  testes foi o Atol de Enewetak.

Ivy make, a primeira bomba de hidrogênio, 1952.
Fazendo parte das Ilhas Marshall,país que faz parte da Oceania,o atol Enewetak é formado por pequenas ilhas ,e tem apenas 6 km quadrados,e uma população de cerca de 820 pessoas.As ilhas foram colônia alemã de 1885 até serem tomadas pelos japoneses em 1914,o atol durante a segunda guerra mundial foi muito utilizado pelos japoneses como local para reabastecer seus aviões que voavam pela região do pacifico.Até que em 1944 os americanos tomaram o atol,que ficou sob controle do território até a independência das Ilhas Marshall em 1986.

Durante o tempo que os EUA estavam no controle das ilhas, acabaram evacuando todos os seus moradores ,muitos contra a sua vontade e transformaram o local num campo de testes de armas atômicas,ao todo 43 teste nucleares foram realizados durante 10 anos no período de 1948 a 1958.Um dos testes mais famosos foi a bomba chamada Ivy Mike, a primeira bomba de hidrogênio, em 1952.


Cúpula sobre a cratera do testes Cactos
Em 1977 os EUA começaram os trabalhos de limpeza no atol,durante 3 anos eles recolheram mais de 85 mil metros cúbicos de detritos e solo contaminado das ilhas que misturaram com cimento e os enterraram em uma cratera  de explosão formada pelo teste ''Cactos'' em 1958,essa com 9 metros de profundidade e 110 metros de diâmetro. Sob esse lixo recolhido na cratera ,foi feita uma cúpula de concreto com 358 painéis de 46 centímetros de espessura. O custo total da limpeza foi de cerca de 240 milhões de dólares.



    Após o termino da cúpula os moradores começaram a voltar ao atol...


2 comentários:

  1. E quanto ao atol de bikini?Gostaria de saber sobre ele

    ResponderExcluir
  2. Será que os moradores antigo da ilhas não terão problemas com a contaminação?

    ResponderExcluir