Os Estados Unidos, após a segunda guerra mundial realizaram diversos testes nucleares, e muitos desses testes foram feitos em ilhas do Pacífico,um dos lugares onde ocorreram muito desses testes foi o Atol de Enewetak.
|
Ivy make, a primeira bomba de hidrogênio, 1952. |
Fazendo parte das Ilhas Marshall,país que faz parte da Oceania,o atol Enewetak é formado por pequenas ilhas ,e tem apenas 6 km quadrados,e uma população de cerca de 820 pessoas.As ilhas foram colônia alemã de 1885 até serem tomadas pelos japoneses em 1914,o atol durante a segunda guerra mundial foi muito utilizado pelos japoneses como local para reabastecer seus aviões que voavam pela região do pacifico.Até que em 1944 os americanos tomaram o atol,que ficou sob controle do território até a independência das Ilhas Marshall em 1986.
Durante o tempo que os EUA estavam no controle das ilhas, acabaram evacuando todos os seus moradores ,muitos contra a sua vontade e transformaram o local num campo de testes de armas atômicas,ao todo 43 teste nucleares foram realizados durante 10 anos no período de 1948 a 1958.Um dos testes mais famosos foi a bomba chamada Ivy Mike, a primeira bomba de hidrogênio, em 1952.
|
Cúpula sobre a cratera do testes Cactos |
Em 1977 os EUA começaram os trabalhos de limpeza no atol,durante 3 anos eles recolheram mais de 85 mil metros cúbicos de detritos e solo contaminado das ilhas que misturaram com cimento e os enterraram em uma cratera de explosão formada pelo teste ''Cactos'' em 1958,essa com 9 metros de profundidade e 110 metros de diâmetro. Sob esse lixo recolhido na cratera ,foi feita uma cúpula de concreto com 358 painéis de 46 centímetros de espessura. O custo total da limpeza foi de cerca de 240 milhões de dólares.
Após o termino da cúpula os moradores começaram a voltar ao atol...
E quanto ao atol de bikini?Gostaria de saber sobre ele
ResponderExcluirSerá que os moradores antigo da ilhas não terão problemas com a contaminação?
ResponderExcluir