Blocos enormes de gelo caem em SP em 1997

Em  11 de julho de 1997, em Campinas - SP, um bloco de gelo com cerca de 300 a 500 kg caiu sobre o telhado do galpão da montadora Mercedez-Benz,  cinco dias após o ocorrido ,outro bloco caiu em Itapira -SP com peso estimado de 50 kg.

Buraco no telhado da Mercedes causado pelo bloco de gelo
Isso foi manchete em muitos jornais paulistas naquele ano, e também matéria de vários  telejornais,  com informações desencontradas, alguns  relatos diziam que a pedra de gelo que caiu sobre a fabrica de Mercedes era de 5kg  enquanto outros davam a ela  500kg.

A origem da da pedra  acabou virou um mistério, teorias não faltaram para explicar o ocorrido, desde que seriam blocos de gelo que teriam se desprendido de algum avião a pedaços do cometa Hale- Bopp que passou próximo a Terra no mesmo ano.

Em 1997 ainda não eram conhecidos o fenômeno chamado ''Megacriometeoros'',que ja foi falado aqui no blog. Então apesar do caso ser um dos sempre citados quando o assunto é megacriometeros, essa teoria não foi levantada.

A teoria mais plausível para o ocorrido naquele ano, era a origem espacial das pedras de gelo, considerando que o bloco que caiu sobre a fabrica da Mercedes tinha 300 kg quando chegou ao solo, poderia ter o incrível  tamanho de um prédio de 6 andares quando entrou na atmosfera,e acredita-se que  a  pedra que caiu na Mercedes quanto a da cidade de Itapira tinham a mesma origem.
Pedra de gelo que caiu em Itapira

A forma mais simples de verificar a origem do gelo seria analisando a composição química , o gelo de granizo, os formado em aviões e os de origem espacial tem características próprias,o que determinaria sua origem. O gelo foi analisado pela  Cepagri e Cena, que detectaram concentrações de  carbonato sódio e ferro,o que pode indicar que eles deveriam ter origem espacial.



 ...
Aqui um vídeo que encontrei no facebook da Cepagri,com gravações em vhs de telejornais falando sobre o ocorrido e uma gravação feita na fabrica da Mercedes.

VíDEO

0 comentários:

Postar um comentário