O Relógio dos 10.000 Anos

 Bem vindos ao ano de 12.000, dentro de uma caverna ouve-se o badalar de um relógio,essa é a décima vez que ele marca a virada do milênio...

Prototype 1
  Isso é o que quer a fundação Long Now Foundation, que  planeja  criar um relógio que marcara o tempo durante 10 mil anos, chamado de Clock of the Long Now, planeja ser a maquina construida pela humanidade com a maior  tempo em funcionamento. Daqui 10.000 anos é possível que a humanidade nem exista mais, mas  o ''The Clock'' como o seu criador o chama ainda vai estar funcionando.Quem o concebeu  foi Danny Hillis ,com a perspectiva de criar um pensamento mais longo de um futuro para humanidade,e fazendo as pessoas pensarem  que nossos descendentes devem  ouvir a ultima batida desse relógio.


O primeiro protótipo foi construido durante 3 anos e teve seu funcionamento iniciado em 31 de dezembro de 1999 com a finalidade de mostrar a  virada do milênio,e que hoje esta em exposição no Museu De Ciência em Londres.Já o projeto final esta sendo construido em uma caverna no estado de Nevada nos EUA, com cerca de 20 metros de altura ele é projetado para funcionar usando pêndulos que devem ter uma manutenção humana, mas que na ausência da mesma pode funcionar por muito tempo usando como energia a diferença de temperatura e pressão do ambiente,sistema que  já  é usado em alguns relógios atuais.

O relógio teve que ser pensado para superar muitas adversidades que podem ocorrer durante o tempo de 400 gerações humanas,dentre elas ,o material usado não teve ter grande valor para evitar saques, um sistema que qualquer pessoa possa entender facilmente seu funcionamento e efetuar possíveis manutenções e a mais importante ser resistente ao desgaste.


Para resolver o problema do desgaste, Hillis ao invés de projetar o mecanismo principal usando engrenagens como os relógios comuns ,foi desenvolvido um computador de 32 bits mecânico,usando alavancas e rodas, ele pode funcionar mesmo com avançado desgaste.

O motivo do projeto marcar  o tempo por 10.000 anos tem a explicação de ser a data aproximada de sobrevivência dos  artefatos tecnológicos já encontrados   produzidos pelo homem...

Área onde será construido o relógio,calcula-se que pinheiros como o da foto tenham 5 mil anos.
site da fundação- http://longnow.org/clock/

0 comentários:

Postar um comentário