Envio de correspondência por canos

Entre a metade do século XIX até boa parte do século XX, enviar documentos ou qualquer outro objeto que coubesse dentro de uma cápsula  podia ser feito de um jeito muito pratico e barato.Simplesmente os colocando dentro de um tubo para ser transportado até seu destino.

O sistema funcionava de um jeito simples;  com uma rede de tubos transportava cápsulas  ocas,que  dentro delas comportam  os objetos a serem enviados usando a propulsão a vácuo ou ar comprimido.Impulsionadas ao longo dos tubos pneumaticamente, por ar comprimido ou deprimido: eles são ou soprados  ou sugados de um lugar para outro.

Sendo sua invenção atribuída ao escocês William Murdoch por volta do ano de 1810 , teve seu primeiro grande  uso em bolsas de valores, onde informações deveriam ser repassadas rapidamente, com  os sistemas de envio de documentos ainda muito lentos  comparando-os  ao relativo rápido sistema pneumático , logo se provou mais lucrativo, isso por volta de 1850, na Inglaterra.

Mapa do pneumático em Paris .
Não demorou muito para que quase todos os prédios comerciais  e públicos começassem a utilizar o correio pneumático,redes  de tubulações com quilômetros de extensão foram construidas por países como França e EUA, o sistema acabou se tornando indispensável em grandes cidades,era impensável não ter uma rede de tubos em sua empresa.

Mas com constantes melhorias nos serviços de comunicações na metade do século XX, como o fax e telégrafo ,não demorou muito para o correio por meio de tubos perder espaço.A maior rede de tubos, a de Paris,conseguiu se manter em funcionamento até 1984.Berlim manteve sua rede até 1974.A que ficou mais tempo ativa foi a de Praga que teve fim no ano de 2002.


Apesar do fim do uso para o envio de correspondência comercial,os tubos pneumáticos ainda são usados em bancos ,fabricas ,hospitais e tantos outros,por sua praticidade .


fonte-cix ,wikipedia

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