''Inseto'' com cianureto

  O cianureto ou cianeto de hidrogênio é uma das substancias mais mortais ,comumente usado como veneno.Na forma de de gás ou pó, quando ingerido ou inalado leva a parada respiratória e e debilita o sistema nervoso ,causando uma morte quase que instantânea com uma dose muito pequena.Ele  que durante a segunda guerra mundial foi muito usado em suicídios e homicídios, onde ganhou fama com os espiões ,que ao serem descobertos acabavam tomando cápsulas de cianureto para não revelar seus segredos. Normalmente o cianureto e extraído de plantas como a mandioca ou fabricado em laboratório, mas há um grupo de animais produz ele como forma de defesa.

Piolho de cobra
Os diplópodes, que são da classe diplopoda, na verdade não são insetos, apesar da cultura popular chamar erroneamente qualquer artrópode terrestre de inseto, eles são uma classe distinta,como por exemplo também são as aranhas(arachnida) e centopeias(quilópode) que formam suas próprias classes .

O mais conhecido  diplópode no Brasil é o inofensivo  piolho de cobra, normalmente encontrado em lugares úmidos,e que usa a estratégia de se enrolar como defesa, devido a sua falta de velocidade e incapacidade de morder ou picar.Mas há também outras espécies que além de usar a estratégia de enrolar-se, produzem secreções que contem diversas substancias, e que dentre elas há o cianureto de hidrogênio, que faz qualquer predador se manter afastado.

  Uma das espécies a produzir o cianureto é a Harpaphe haydeniana ,encontrada na América do Norte.Por curiosidade seu nome popular é Milípede Amêndoa, o cianureto tem um aroma parecido com amêndoas...

Harpaphe haydeniana

5 comentários:

  1. Recentemente encontrei uma dessas caminhando em uma trilha a noite. Acho que dei sorte de não ter passado mal. Fiquei cutucando o bicho pra ver se ele enrolava. Ainda bem que não toquei nele

    ResponderExcluir
  2. Kk...eh um piolho-de-cobra ou embuá, não eh venenoso(a não ser q a pessoa vá comer o bicho). Eu brincava com isso quando era criança.

    ResponderExcluir
  3. A semente da maçã tb tem cianureto e nós muitas vezes mastigamos e engolimos. Precisa de qtd mt mt grande para causar algum mal estar em alguém.

    ResponderExcluir
  4. Acabei de encontrar um desses aqui em casa, tirei a foto e pesquisei no google. Aqui é muito comum onde eu moro, sobre a periculosidade do Harpaphe haydeniana não sabia, já cheguei várias vezes perto dele kkkk.
    A curiosidade me levou aqui, muito bom saber sobre.

    ResponderExcluir
  5. Na minha casa está aparecendo vários desse milipede, chega a ser uma infestação. Já matei alguns e percebi o cheiro parecido á amêndoas.

    ResponderExcluir