Balões bomba japoneses

  Durante a segunda guerra mundial,os japoneses desenvolveram uma nova arma.Chamada de Fusen Bakudan,literalmente traduzindo:Bomba Balão.Essa arma tinha o propósito  de atacar a América do Norte usando as correntes de ar para transportar os balões carregados de bombas numa época onde misseis continentais ainda não existiam.


Foi estimado que o Japão lançou ao todo  cerca de 9.300 balões ,destes era previstos pelos próprios japoneses que apenas 10 porcento chegaria a América do Norte, dos 930 balões previstos a chegarem pelo menos 300 foram encontradas ou avistadas nos céus, mas é bem provável  que muitos outros tenham pousado em áreas despovoadas. Balões foram  encontrados desde o México até o Alaska e também no Canadá.

A configuração básica de um balão bomba consistia num balão de hidrogênio com 10 metros de diâmetro com a capacidade de carregar vários tipos de bombas que poderiam, desde  matar pessoas, destruir edifícios e ou até  iniciar incêndios florestais.Os balões eram equipados até  com um sistema para controlar sua altitude já que quando um balão de hidrogênio se aquece com sol ele se expande e sobe,e quando a noite se resfria ele se contrai e pode cair, para resolver isso quando o balão começava a cair um dispositivo elétrico liberava sacos de areia para diminuir seu peso,já quando o balão subia demais uma válvula de pressão liberava o hidrogênio.

Carga carregada pelos balões


O primeiro balão foi lançado em 3 de novembro de 1944,os japoneses tinham a intenção de usar a corrente de ar de inverno conhecida como corrente do ''jato'',que tem uma altura media de 9 km e que podia transportar um balão por 8.000 km em apenas 3 dias. Ao todo 1500 homens participavam das operações de lançamento que podiam lançar cerca de até 200 balões por dia.

Apesar de ser a primeira arma intercontinental o ambicioso projeto japones não consegui muitos resultados.Apenas seis pessoas morreram com os ataques,além de outros pequenos danos e incêndios provocados por suas bombas. Além claro do terror provocado...

balão  abatido perto das Ilhas Aleutas


Um comentário:

  1. Pena que essas seis pessoas eram crianças brincando no recreio de uma escola.

    ResponderExcluir