Tratores a vapor

Antes dos os motores a combustão interna existirem ,todo trabalho motorizado era feito usando maquinas a vapor, possibilitando a substituição dos animais em trabalhos, a maquina a vapor mais famosa e lembrada é o  trem a vapor, mas fora dos trilhos das ferrovias havia outros veículos usando a propulsão a vapor.

Os tratores a vapor ou/e locomotivas de estrada começaram a surgir por volta de 1850 e tiveram sua utilização  até por volta de 1950, quando a concorrência dos novos motores os fez cair em desuso.Os primeiros tratores com a forma parecida com um trator foram desenvolvidos em 1859 por Thomas Aveling ,que deu forma aos tratores que quase não tiveram modificação em sua estrutura  até hoje.



 No início do século XX o desenvolvimento nos tratores fez seu uso ser ampliado para muitas áreas,onde  cada máquina continha um conjunto de características diferentes. Na agricultura foi onde ele fez a maior transformação substituindo cavalos no trabalho de arar a terra, mas nas estradas tambem não foi diferente onde tratores puxando carretas foram os primeiros caminhões da história..

Até a década de 1920 os tratores a vapor ainda tinham vantagens econômicas sobre os motores  a combustão interna.No entanto com fim da segunda guerra mundial, os caminhões a gasolina excedentes,tinham um preço mais barato , com isso os tratores a vapor começaram a perder o mercado muito rapidamente...





4 comentários: