A primeira pessoa que voou

  Determinar quem realmente fez o primeiro voou,não é algo tão fácil,por muito tempo a ideia de voar não foi reconhecida como algo possível ou  que fosse algo a ter muito investimento.Os poucos corajosos que consideraram seriamente a possibilidade de voar,quando tiveram seus trabalhos registrados,  e foram poucos os registrados, não continham muitos detalhes .

Abbás Ibn Firnás o primeiro a voar?

  Os primeiros experimentos com artefatos voadores podem ter começado por volta de 400 a.C, quando Archytas de Tarento, na Grécia ,construiu um aparelho com o nome de Peristera , com a forma de um pássaro,usando um jato de ar que o fez voar por cerca de 180 metros.Na China por volta de 300 a.C,a pipa foi inventada,e estão documentados que no ano 559,prisioneiros foram amarrados a pipas, incluindo o filho do antigo imperador, que acabou morrendo nesse semi voo.Um pouco antes ,mais ou menos no ano 200 os chineses inventaram a lanterna de kong Ming, que nada mais é que um pequeno balão de ar quente.

Possível modelo da Peristera

  Os primeiros voos verdadeiros podem ter o inicio quando o espanhol Ibn Abbas Firnas fez duas façanhas históricas, em 852 fez um salto usando uma enorme lona do alto da mesquita de Córdoba,onde sofrendo apenas ferimentos leves criou os princípios do paraquedas. Já no ano 875 com 65 anos de idade,construiu asas de madeira cobertas com tecido de seda que tinha adornado com penas de aves de rapina e saltou do alto de uma colina,conseguindo planar por alguns segundos,e teve um pouso violento onde fraturou ambas as pernas,na epoca uma multidão acompanhou a proeza.

Inspirado nesse voo, em 1010,o monge Eilmer de Malmesbury, conseguiu planar por cerca de 200 metros segundo a lenda.

Em Portugal, o enfermeiro João Torto,em 1540 fabricou  asas,e subiu ao cimo da Sé de Viseu, onde havia construído uma rampa de lançamento.O mais estranho era usar um  barrete ,um tipo de touca, imitando a cabeça de um pássaro.O voo começou bem até que uma das asas deixou de funcionar e o barrete caiu-lhe sobre os olhos. Mas conseguio pousar  em pé na capela de S.Luís,a 200 metros, mas logo caiu, e faleceu logo após.


No ano de 1709 ,o português  nascido no Brasil,Bartolomeu de Gusmão,foi primeiro a voar de balão quente,que recebeu o nome de ''Passarola''. Não sobreviveram descrições detalhadas do aparelho, provavelmente porque foram destruidas pela  inquisição , mas alguns desenhos fantasiosos da excêntrica aeronave estão impressos no periódico Wienerische Diarium de 1709.

Passarola

0 comentários:

Postar um comentário