Esferas do Tempo

    No alto de torres de diversas cidades do mundo ,ainda se  encontram esferas coloridas  presas a mastros em conjunto com uma rosa dos ventos.Quase sempre em regiões litorâneas,esse particular  sistema do século 19 foi a primeira forma de conseguir com exatidão divulgar a hora.

Austrália 1861
As esferas ou bolas do tempo foram inventadas em 1829 na Inglaterra.Em 1833, uma bola de tempo foi criada pelo Observatório de Greenwich, e logo o sistema de sinalização por bolas foi difundido em cidades, vilas e portos de todo o mundo.A primeira função das esferas do tempo foi poder dar uma hora exata aos navios. Boa parte ainda dos cálculos de navegação dependiam de saber que horas eram, e poder ajustar com precisão seus relógios evitava sérios problemas de localização.

  O funcionamento era até que bem simples, e o da estação de Greenwich ainda esta em funcionamento até hoje .Todos os dias, às 12h55, a bola sobe até metade do caminho bem no meio do  mastro. No 12:58 sobe todo o caminho até o topo. Às 13h00 em ponto, a bola cai, e assim fornece um sinal para qualquer um. Claro, se você estivesse olhando para o lado errado, você terá que esperar até o próximo dia antes de acontecer novamente.
 
Observatório de Greenwich

Isso parece meio bobo até ,mas resolveu um problema sério dos meados de 1800,quando as horas começaram a ter um importância econômica e social muito maior que no passado. Antes das bola de tempo,somente os mais ricos podiam ter relógios, e a maioria da população ainda dependia de relógios de sol, e isso ocasionava diferentes horários de um lugar para o outro.


1885 no topo do Castelo alemão, San Francisco.EUA.
Além das esferas no alto de torres,esferas de tempo pequenas também eram usadas  em estação ferroviárias ou   lojas, e eram ligadas a uma linha de telégrafo. Precisamente às 13:00 diariamente, o Observatório Real de Greenwich enviava um sinal para todos esses relógios e a bola cairia. Ao cobrar por este serviço, observatórios poderiam lucrar com  o tempo...

Pequena esfera de 1855

0 comentários:

Postar um comentário