O plano britânico de usar foguetes nazistas para ir ao espaço

   Logo a após a Segunda Guerra Mundial ter acabado na Europa, ingleses,americanos,franceses e russos travaram uma corrida para se apossar da tecnologia avançada desenvolvida pelos alemães.Dentre os avanços que os nazistas tiveram em varias áreas, uma que chamava muita atenção era a de foguetes. Os mísseis V2 foi o que gerou uma quase briga de ganancias entre os países.


Esses foguetes que apesar de não poder ter mudado  o  resultado da guerra a favor dos alemães,tinham um potencial e tecnologia nunca vistos antes.O cientista a frente dos V2 era Wern
her von Braun,que na disputa acabou sendo capturado  pelos americanos e levado para os EUA em maio de 1945,no mesmo mês os russos se apossaram das pesquisas e das instalações de testes de von Braun na costa do Báltico.Já os franceses,conseguiram cerca de 40 engenheiros e cientistas de foguetes alemães. Enfim para os britânicos restaram os foguetes ja montados,que eles os usaram numa série de testes de voou.

V-2 - 1943
Esses testes ficaram conhecidos como Operação Backfire.A operação era feita disparando os foguetes V2 da Holanda para a borda do espaço e que após isso caiam no Mar do Norte. A precisão dos foguetes chamava atenção,eles caiam apenas a 3 milhas dos seus alvos.Von Braun tinha criado um foguete que resolvia os problemas fundamentais;ele conseguiu projetar um motor e uma bomba capaz de o alimentar rapidamente e um sistema de orientação sofisticado.

Foi então que Sociedade Interplanetária Britânica,considerou usar os V2 para realizar seu sonho de construir uma nave espacial que tinha sido considerado absurdo a apenas 5 anos.Em 1946 Ralph Smith apresentou um projeto para adaptar o míssil V2 em um foguete para transportar um homem ao espaço.  Com o nome de Megaroc, o projeto  consistia em alargar e reforçar o míssil ,além de aumentar a quantidade de combustível e substituir a carga explosiva de uma tonelada ,com uma cápsula de transporte de passageiro.O plano não era entrar em orbita,mas sim
uma trajetória parabólica de 300 km de altitude.

 O único tripulante teria poucos minutos no espaço,mas poderia usar o tempo para observar a Terra a atmosfera e o sol e quem sabe espionar o território da URSS.O V2 seria usado como o foguete enquanto o ''astronauta'' estaria numa cápsula que se desprenderia como os atuais lançamentos,e no retorno escudos térmicos e um paraquedas garantiriam a segurança do tripulante.Até mesmo o foguete teria um paraquedas para o mesmo poder ser reutilizável.

 Mercury-Redstone 2 - 1961
  Os planos eram que em 5 anos a Inglaterra fosse a primeira  colocar  um homem no espaço, isso em 1951.Todo o projeto foi apresentado por Smith em 1946,mas acabou sendo rejeitado,a Inglaterra em crise economica não poderia financiar o projeto e preferiu investir na tecnologia atômica .

Nos EUA com o cientista Von Braun desenvolveu-se os foguetes  Mercury Redstone,que em 1961 levou o primeiro americano ao espaço,o projeto  americano era muito similar ao britânico só que 10 anos depois...

fonte- bbc uk

0 comentários:

Postar um comentário