Durante séculos essa foi a ferramenta usada para navegar nos oceanos

   Navegar  em pleno auge das colonizações no século XVI,requeria um bom conhecimento em instrumentos e técnicas que apesar de rudimentares eram incrivelmente precisas,considerando a baixa tecnologia envolvida.Um dos maiores problemas das expedições no mar, era saber a localização exata  do navio.A única maneira de poder navegar era usando a técnica chamada  ''Navegação Estimada''

 Isso era feito com medições continuas de velocidade e direção.A direção era o mais fácil,todo navio era equipado com bússola a bastante tempo. Enquanto a velocidade, os marinheiros utilizavam o método de medição de nós; era jogado uma corda com uma bóia de madeira na ponta pela  popa do navio.Essa corda continha nós em intervalos predeterminados,cronometrando o tempo com uma ampulheta os marinheiros contavam quantos nós desenrolavam do carretel onde a corda ficava,podendo calcular a velocidade.

Vem dai por sinal a origem da velocidade em nós.Agora com a direção e a velocidade era possível calcular onde o navio estava,se baseando na posição anterior. Registrar toda essas informações era algo muito trabalhoso,alem do mais ,quase todos os marinheiros eram analfabetos.A solução criada para resolver isso foi a placa transversal. 

Contendo na  parte superior um circulo com 32 linhas pintadas,onde cada linha há 8 furos,que serviam para marcar a direção.Enquanto a parte inferior com linhas horizontais era usado para registrar a velocidade em nós.Durante o período de quatro horas,os marinheiros mediam a velocidade e direção oito vezes, e registravam isso usando estacas.Depois de cada ciclo de quatro horas,o navegador recolhia os dados e os passava para um gráfico,e então recomeçava o processo novamente.

As placas foram amplamente utilizado em toda a Europa e Escandinávia a partir do final do século XV até meados do século XIX, quando novas tecnologias surgiram...


Fonte ; Susan Down, “Traversing the Seas,” Hakai Magazine,

0 comentários:

Postar um comentário