Internet em 1895?

   Em 1895 ,antes mesmo de os computadores serem inventados,o bibliógrafo belga Paul Otlet pode ter sido a primeira pessoa a imaginar uma maneira de organizar toda a informação universal na forma de uma biblioteca centralizada e interconectada.

  Junto com seu sócio, o também  belga Henri La Fontaine, eles criaram um projeto chamado Répertoire bibliographique Universel, um plano ambicioso de catalogar toda a informação já publicada no mundo. E chegaram com ajuda de uma equipe a conseguir criar mais de 15 milhões de cartões de entrada,que funcionariam como índices de conteúdos ou marcadores ,que facilitariam a busca como um sistema em rede, além de  um serviço onde alguém poderia enviar um pedido de consulta sobre algum assunto e receber a resposta via telégrafo pagando uma taxa. Isso tudo em 1895 e pode ser considerado o inicio do conceito de internet.

Cartão
Ao longo das décadas que se seguiram, Otlet continuou com sua ideia de catalogar a informação do mundo.Trabalhando com vários  colaboradores ,acabaram lançaram uma série de iniciativas interligadas, incluindo uma rede internacional de associações, um arquivo do jornal global, e um museu de 150 quartos com o nome  Palais Mondial, com exposições sobre temas que iam desde; paleontologia, aeronáutica e história da Espanha.,  e lançando um plano grandioso, em última análise, para uma cidade do mundo que serviria como sede de um novo governo mundial, com a Universal Bibliografia e Palais Mondial como seu centro nervoso intelectual. 


  Na década de 1930, Otlet começou a imaginar todos estes esforços unidos em uma rede de conhecimento global, que recebeu o nome de Mundaneum. Usando “telescópios eletrônicos” que permitiriam que qualquer pessoa no mundo pudesse acessar  a uma vasta biblioteca de livros, artigos, fotografias, gravações de áudio, e filmes.,o Mundaneum, em seu sonho utópico, ajudaria a resolver alguns dos maiores problemas do mundo, promoveria um renascimento do conhecimento e conectaria pessoas e ideias além dos limites geográficos.

Apesar de a internet ter se desenvolvido diferente do  que Otlet  sonhava, algumas de suas previsões se concretizaram, como as bibliotecas inteiras de textos e imagens disponíveis para todos por meio de projeções em telas individuais.

Em 1940, os nazistas invadiram a Bélgica. Em pouco tempo, as tropas nazistas invadiram o Palais Mondial, destruindo grande parte da coleção. A cidade de Mons, abriga as peças essenciais do que resta do Mundaneum - o coração da "cidade ideal" da cultura, investigação e informação que Otlet queria construir a partir do zero com a ajuda de Le Corbusier .

Otlet
 Otlet morreu em 1944, e ele e seu trabalho cairam no esquecimento...
 

''Em 23 de agosto 2015, o Google comemorou o aniversário 147 de Paul Otlet, uma das mentes visionárias cujo pensamento tem se mostrado crucial para o nascimento da Internet''.

Fontes; The atlantic, Huffington Post, Mundaneum org

0 comentários:

Postar um comentário