O telefone de 1.200 anos

  Composta de cabaças e cordéis, é o mais antigo exemplo conhecido de tecnologia de telefonia no Hemisfério Ocidental.O dispositivo que foi criado entre 1.200 a 1.400 anos atrás, continua sendo  funcional.O povo que o criou o dispositivo ,os ''Chimú'',não tinham linguagem escrita,apesar de ser uma sociedade bem avançada ,que mostra a importância do aparelho, por sinal foi o único até hoje encontrado.

A maravilha da engenharia foi  construído com dois receptores de cabaça revestidos com resina, e com  membranas de pele esticadas costurados em torno das bases dos receptores; um cordão de algodão de 22 metros era ligado aos dois receptores.

A civilização Chimú se concentravam no Vale do Rio do Norte no Peru, entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes ocidental. Os Chimús eram hábeis e criativas, foram a  primeira sociedade de engenharia verdadeiro no Novo Mundo, conhecidos tanto por seu artesanato e metalurgia como para o sistema de canais de irrigação, transformando deserto em terras agrícolas.
Chan Chan

A cidade de Chan Chan era a capital do império,e a maior metrópole na América pr-colombiana.Com o núcleo central cobrindo 2.3 milhas quadradas.Ainda hoje os contornos da cidade chamam muita a atenção,com seus labirintos de corredores,cozinhas, jardins do pátio, poços, cemitérios, salas de abastecimento e câmaras residenciais e administrativos.

 Voltando ao telefone,uma das hipóteses do seu uso era ser utilizado por membros da elite ou sacerdotes.Onde esses poderiam falar com seus cortesãos ,com esses em outras salas,proibindo o contato cara a cara,preservando o status e até por medida de segurança...


Chan Chan
 
A sociedade Chimú foi dominada pelos Incas por volta do ano 1470...


Fonte ; smithsonian magazine

0 comentários:

Postar um comentário