Projeto Vênus

   O projeto Vênus pode ser explicado como um novo modelo social e ambiental para a humanidade.Desde o surgimento da espécie humana poucas vezes vivemos como animais realmente sociais,nos atuais  tempos modernos, teorias utópicas para fazer os humanos conseguirem viver num sonho de real sociedade surgiram de variadas tendências, que na verdade acabaram  levando a mais discórdia , miséria e descaso com o meio ambiente.O Projeto Vênus se diz a solução a isso.


 Prometendo acabar com as guerras,a pobreza, o elitismo,devastação ambiental e outros problemas sérios da humanidade,o projeto propõem uma drástica mudança nas bases da sociedade atual.O fim do sistema monetário(dinheiro), de mercado e político,automação total industrial,acabar com a necessidade de trabalhar para sobreviver ou adquirir bens fazendo cada pessoa escolher como deveria usar seu total tempo livre. Com fim a atual sistema econômico e alcançar uma gestão eficiente de recursos,  que recebeu o nome de ''Economia Baseada em Recursos.''


Sem políticos ou classe dominante essa sociedade seria basicamente uma sociedade anarquista baseada no meio ambiente sustentável. Esse sistema defende que o planeta tem recursos suficientes para sustentar todos os habitantes,se esses forem geridos de um forma eficiente e respeitando os limites da biosfera.Vendo que o atual sistema de mercado é insustentável,e que não repassa os mesmos recursos a todos,propõe a superação do mesmo.Criticando todos os sistemas ,capitalismo, comunismo, socialismo ou qualquer outro que usa o dinheiro como método para resolver os problemas.Onde nesses mesmos ,tecnologias que poderiam ser úteis para a humanidade estão fora do alcance,normalmente porque estão orientadas para o lucro e não para o bem estar humano,gerando tensões entre os que tem e os que não podem ter.

A primeira fase dos planos  do projeto já está em andamento. Jacque Fresco, fundador do Projeto, e sua sócia Roxanne Meadows completaram a construção de um centro de pesquisa  em Venus, Flórida (dai que vem o nome). O projeto tem uma grande rede de publicidade ,envolvendo livros,filmes e maquetes das cidades futuristas,que devem ter sua primeira cidade modelo construida num futuro próximo.


O plano e construir novas cidades,já que modificar as antigas seria muito custoso,essas baseadas totalmente em sistemas autosustentaveis,com zero poluição e desperdício.As inovadoras cidades projetadas com formas geométricas chamam muita a atenção,feitas para ter um gasto de energia menor possível mas com uma grande qualidade de vida. A reciclagem de dejetos, os sistemas de geração de energia limpa e renovável e outros serviços seriam gerenciados por métodos automatizados. Os estilos de vida e as preferências seriam totalmente livres.Algumas das cidades seriam circulares enquanto outras lineares, subterrâneas ou cidades flutuantes.

 ...
O que escrevi aqui e um resumo apenas de algumas partes do projeto,ele e muito mais complexo e envolve muito mais áreas,para saber mais vou deixar o link do site em português;

 Projeto Vênus




2 comentários: