''A Coisa'' Soviética

  A coisa (The Thing), também conhecido como The Great Seal Bug, era um dispositivo passivo secreto de escuta,que como um verdadeiro cavalo de Troia, ficava escondido dentro de uma escultura de madeira do Grande Selo dos EUA, que havia sido dada de presente pela União Soviética ao embaixador americano em Moscou. A parte genial era que por ser um dispositivo passivo ele não tinha fonte de energia própria,com isso ele só era ativado por um forte sinal eletromagnético vindo de fora,isso o tornava indetectável.


ONU 1960
A história começa em 4 de agosto de 1945,quando a organização chamada ''Vladimir Lenin All-Union Pioneer'',uma organização juvenil de massas da União Soviética para crianças entre 10 e 15 anos, da de presente um Grande Selo de madeira entalhado a mão ao embaixador dos EUA Averell Harriman,em gesto de amizade ao aliado da URSS na II  Grande Guerra.Que acabou sendo pendurado dentro da embaixada americana em Moscou.

A Coisa funcionou durante longos sete anos,e só foi descoberta acidentalmente quando um operador de rádio britânico em 1952,quando esse monitorava estações da Força Aérea russa e captou conversas que pareciam vir da embaixada americana.Depois de uma longa varredura,os americanos conseguiram encontrar a escuta em um momento que os russos estavam a ativa-la.



  Parecido com um microfone cilíndrico com uma de antena ligada a ele. Havia até pequenos buracos na madeira sob o bico da águia, para levar o áudio para a escuta dentro do selo. Quando os russos sabiam que uma reunião importante estava prestes a ocorrer, eles estacionado uma van sem marcação nas imediações da embaixada e o ativam.  

Por ser algo totalmente novo e que ninguém fazia  ideia do seu funcionamento,ele recebeu o nome de ''A Coisa'',e foi mandado ao Serviço de Segurança britânico,onde o engenheiro Peter Marconi demorou mais de 10 semanas para descobrir como funcionava.



A Coisa foi segredo durante muitos anos,até que em 1960 ela foi apresentada na ONU.O motivo foi que no mesmo ano os soviéticos aviam abatido um avião  espião U-2 americano sob seu território e convocado uma reunião da ONU para acusar os americanos de espionagem,com isso A Coisa foi revelada para ilustrar que havia espionagem mútua entre eles.

A Coisa foi desenvolvido por Léon Theremin ,que também é o inventor do Theremin, um instrumento musical com um sensor de proximidade...

0 comentários:

Postar um comentário